Select the language.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

Jovens pentecostais, teólogos liberais e a pseudoerudição

Por Gutierres Fernandes Siqueira

Um jovem neófito procura uma instituição de ensino teológico dentro da sua denominação. O estudante é de confissão pentecostal. Ele entra no seminário cheio de tradições, legalismos e perspectivas carismáticas. Um ano depois já é um “especialista” em Rudolf Bultmann. E pega para si uma missão: convencer o “povo ignorante” de sua igreja que a Bíblia está cheia de mitos e que o cristianismo é um instrumento político opressivo.

 É assim que nasce um pequeno teólogo liberal (não gosto desse termo, pois a palavra “liberal” traz um sentido positivo para mim). Eu mesmo conheço alguns liberais de carteirinha. Eles nascem em seminários que levam o nome da nossa denominação e depois, imbuídos de uma missão iluminista, querem converter outros ao liberalismo teológico.

 Mas neste texto apresento algumas características desses jovens liberais:

 1. Mal sabem o português, ... 

(Continuação de leitura: Teologia Pentecostal).

__________ 

Nota Belverede:

Congratulo o Gutierres por abordar este tema. A iniciativa ao escrever sobre o assunto é assaz pertinente. Parabéns!

Concordo com o que ele escreveu. Ao ler, quase que vi uma determinada pessoa na minha frente. Ela formou-se em teologia e passou a criticar tudo e todos, como se acreditasse que o ensino superior tornasse ela uma pessoa superior ao resto da humanidade. É triste encontrar pessoas que, ao invés de ir ao mundo anunciar o Evangelho, ficam no meio evangélico tentando converter os convertidos a Cristo às suas preferências intelectuais (para não dizer "intelectualóides").

Talvez, assim como eu, o Gutierres “sofra” com a companhia de uma pessoa saída de uma instituição de ensino teológico, convencido que é preciso reformular o “projeto” da roda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs recomendados