Select the language.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

quinta-feira, 7 de agosto de 2014

A Bíblia, objeto de deboche na mídia brasileira

Por Rachel Winter

Um indicativo do nível moral e cultural de um povo, sem dúvida, é a mídia. No Brasil, em especial os canais de televisão, mostram claramente a falta de cultura – no caso, bíblica; e, geral da população. Os demais veículos de comunicação, jornais e revistas, também, são um termômetro cultural e costumam dar as sua "furadas", quando falam dos textos bíblicos.

Na programação em geral e, principalmente, nas novelas, como fez a Globo na novela Em Família, entre centenas de exemplos, as invencionices e distorções do texto bíblico são de pasmar. Logo explicarei por que. Nos programas humorísticos, o deboche sobre a Palavra de Deus é a tônica. E não só na Globo. A prática é geral.

Pergunto como podem falar de assuntos, tais como do texto sagrado, com seus quatro mil anos de existência, sem nenhum conhecimento do mesmo? Distorcendo-o. E levando ao público teorias, algumas, já incorporadas ao folclore brasileiro, outras pelo desconhecimento absoluto do conteúdo bíblico. Conhecimento que não se adquire de um momento para o outro. Nos programas humorísticos, então, o desrespeito é aterrador e a ignorância é de doer. Faço esse comentário de "cátedra", porque além de cristã, sou jornalista e observo espantada esse descalabro dos meus coleguinhas, jornalistas, aos quais até peço desculpas por acusá-los desse modo, mas, as circunstâncias exigem tal atitude. É demais! 

Falando sobre as invenções associadas ao texto bíblico, observe-se a história da maçã que, na imaginação popular, passou a fazer parte do contexto do Jardim do Éden. O relato da existência do primeiro casal, como se sabe, encontra-se no primeiro livro da Bíblia, em Gênesis. E a maçã entrou de penetra nesse contexto, por desconhecimento da verdadeira causa que levou ao Pecado Original, por parte de Adão e Eva.

A mídia tem confirmado o engano que, popularmente, leva a crer que o Pecado Original, foi motivado pela relação sexual, entre o primeiro casal, que teria comido a maçã (o fruto proibido (???) e mantido relações sexuais proibidas naquele Jardim. Inverdade, pois que ignora as primeiras palavras dirigidas por Deus a Adão e Eva que, após abençoá-los, disse: “Sede férteis e multiplicai-vos. Povoai e sujeitai toda a terra.” (Gênesis 1. 28). E nunca se ouviu falar que a maçã fosse proveniente de alguma árvore chamada do conhecimento do bem e do mal. Só se macieira, agora, mudou de nome.

O chamado Pecado Original surge porque o primeiro casal desobedece à ordem divina de não tocar na árvore do conhecimento do bem e do mal. Eles desejaram conhecer o mal. Ignoraram o que o SENHOR recomendara ao homem, a Adão: “Comerás livremente o fruto de qualquer espécie de árvore que está no Jardim; contudo não comerás da árvore do conhecimento do bem e do mal, porque no dia em que dela comeres, com toda certeza morrerás.” (Gênesis 2. 16). Naquele momento, em que essa palavra foi desrespeitada, abriu-se a porta para a entrada da morte no mundo. Por isso que todos morremos. A eternidade só seria reconquistada com a vinda de Jesus Cristo – que é a ressurreição e a vida.

Foi justamente sobre esse tema de Adão e Eva que, na novela Em Família, o autor faz a personagem, interpretada pela talentosa atriz Viviane Pasmanter, ser obrigada a contracenar com uma cobra (sic), e dizer barbaridades sobre o acontecido com Adão e Eva; tais como, foi por causa da cobra (como sabemos, figurativo de Satanás) que o ser humano pode ter relações sexuais. Surpresa! Agora, então, temos o culto à serpente, como responsável pela existência da humanidade. (Esqueceram do que Deus dissera ao primeiro casal, muito antes da serpente aparecer no Éden? “Sede férteis e multiplicai-vos”...? Certamente, não seria, apenas, por olhar nos olhos de Adão que Eva ficaria grávida... [continuação da leitura na fonte].


A autora é jornalista e escritora de literatura cristã, edita o blog acima citado e faz parte da comunidade UBE Blogs - União de Blogueiros evangélicos.

Um comentário:

  1. A mídia tem sido um canal de bênçãos,mas em geral um canal que satanás usa p/ lançar seu dardos inflamados em todas as direções,no intuito de preparar armadilhas espirituais,a fim de que os filhos de Deus,caiam em pecado,distorcendo as verdades bíblicas,que possamos usar nossas armas espirituais e não permitir que essas mentiras penetrem em nossos lares através dessas novelas.O meu povo perece por falta de conhecimento.Oséias:4:6.

    ResponderExcluir

Blogs recomendados