Select the language.

Research | Pesquisar artigos de Belverede

sábado, 30 de março de 2019

George Müller: "Deus é o nosso único Protetor"

Johann Georg Ferdinand Müller, mais conhecido apenas como George Müller era inglês, nasceu em 27 de setembro de 1805 em Kroppenstedt (Reino da Prússia) e faleceu em 10 de março de 1898 Bristol (Inglaterra).

Foi um evangelista e missionário e diretor de orfanatos. Casou-se com Mary Groves, foi pai de um menino e uma menina. É admirado por sua e dicação às crianças órfãs, abandonadas e de famílias pobres. Passou a maior parte dos seus 92 anos cuidado de pequeninos.

Na juventude, observando os ministros luteranos, percebeu que eles não viviam de modo piedoso, apenas aparentavam viver piedosamente. Então, trocou os princípios ensinados pela Igreja Luterana por princípios mundanos. O pai de George era homem financeiramente próspero. na medida que ele amadureceu, seu pai deu-lhe e uma volumosa quantia de dinheiro para poupar, mas ao invés de guardá-la passou a gastá-la desordenadamente em orgias, se divertia em jogatinas, bebedeiras ao invés de estudar. Em seu diário, registrou casos com mais de uma namorada e imoralidades grosseiras, o que seriam eufemismos para experiências sexuais. Viveu um período de tempo às margens da lei, cometia roubos, fraudes,  e outras atividades ilícitas. Aos dezessete anos já estava preso. O ambiente da prisão foi o lugar em que começou a prestar atenção às coisas relativas à fé cristã.

Com o objetivo de redirecionar seu futuro, seu pai o levou para a Universidade Halle e lá ele encontrou um grupo de cristãos que o convidaram para uma sessão de leitura da Bíblia Sagrada e oração. Naquele encontro com crentes ele presenciou pela primeira vez pessoas de joelhos orando, sentiu dentro de si uma alegria inexplicável, e ficou profundamente impactado com a cena da oração, anos depois descreveu aquilo como "a paz de Deus que supera todo o entendimento". Daquele momento em diante não foi mais a mesma pessoa. deixou de frequentar tabernas, largou a bebida, os jogos, parou de mentir. Aplicou-se aos estudos bíblicos, tomado pelo desejo de ser missionário e tempos depois se tornou pastor. Seu ministério pastoral recebeu forte influência da doutrina de João Calvino.

|Há um relato espantoso na biografia de Müller. Na sua época, as igrejas luteranas cobravam o assento aos frequentadores dos cultos. Ofereciam diversas espécies de cadeiras e quanto mais confortáveis, mais alta era a cobrança. E Müller. foi radicalmente contra tudo isso. Inacreditável, não é? O argumento para cobrar era que os pastores e suas respectivas famílias precisam de sustento, e Muller contra-argumentava afirmando "basta orar e Deus proverá". E também: "Deus é o nosso único patrono, pai e protetor".

Müller.fundou a Instituição para a Promoção e Conhecimento das Escrituras, com o objetivo de distribuir exemplares da Bíblia e auxiliar missionários e escolas cristãs.

Sob a inspiração do Salmo 68.5 “Deus é pai dos órfãos”, com o apoio de sua esposa, abriu um albergue em sua residência. Inicialmente, abrigou trinta meninas. A iniciativa prosperou e não demorou a ser  obrigado a construir um prédio com a finalidade específica de alojar crianças necessitadas. Duas décadas depois, o orfanato cuidava de cerca de 2 mil crianças. Ao longo de suas vida, Müller fundou outros orfanatos, cuidou de mais de 10 mil crianças órfãs, Seu trabalho se consistia em oferecer boa educação, boa alimentação, boas roupas, quando elas deixavam o orfanato eram presenteadas com uma Bíblia Sagrada.

Müller recebeu a alcunha de Apóstolo da Fé. Ele recebia de bom grado doações para cuidar dos pequenos agregados, contudo, não solicitava ajuda de ninguém, apenas orava ao Senhor em busca de providência. Conta-se que em determinada ocasião, o seu orfanato amanheceu sem nenhum alimento para os mais de mil órfãos. Em meio ao desespero, entrou em seu quarto e orou: “Pai dos órfãos, falta pão. Em nome de Jesus. Amém”. Alguns minutos depois, diversas carroças com pães passaram na porta do orfanato; um condutor disse-lhe: “Sr. Müller fomos entregar estes pães para a família real, no castelo, e eles falaram que os pães estavam assados além do ponto ideal e por isto resolvemos trazê-los ao orfanato para não jogá-los fora”. Müller disse: “não foi os pães que assaram além da conta, mas Deus que atendeu nossa oração e teve misericórdia das crianças albergadas”.

Conta-se, também, que a rainha da Inglaterra foi à sua casa. Müller orava em seu quarto, e sua empregada bateu na porta informando-lhe sobre a ilustre presença: “Sr. Müller a rainha está na sala, querendo lhe falar”. E ele respondeu: “diga a Senhora Rainha que neste momento não posso atendê-la, pois estou falando com Rei dos Reis”.

O seu costume de orar trouxe-lhe fama notória. Muitas vezes houve comprovação do poder da fé por conta da virtude deste hábito. Miller tinha cadernos de anotações e chegou a anotar mais de 50 mil orações respondidas.

Ele era um voraz leitor das Escrituras Sagradas.  Leu-a mais de duzentas vezes, sendo cinquenta vezes ajoelhado. Perto da data de sua morte, perguntado por um repórter o que gostaria de fazer ainda, ele, de joelhos, respondeu: “Ler mais a Bíblia, pois ainda não conheço suficientemente a excelência de Cristo”.

E.A.G.

Christiany.com - https://www.christianity.com/church/church-history/timeline/1801-1900/george-m%C3%BCller-god-alone-our-patron-11630344.html
Pr. Max Pond – Como um corsário do Rei  - https://maxpond.wordpress.com/2009/05/21/jorge-muller-quando-oramos-deus-trabalha-para-nos/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Blogs recomendados